quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Outro Vídeo e Quem Somos.



Ponto de Cultura Raiz Brasileira quem somos?



A História começa em 2008, inspirado no Afro-reggae, mais especificamente no Afro – Lata, o PROJETA (Projeto Jovens Esportistas), decide montar uma oficina de percussão em Latas e tambores, que seriam latas e tambores de lixo, como diz Edi “A Percussão da Favela”, essa iniciativa de cara atraiu a criançada do Jd. Portinari.
Logo a comunidade começa a gritar por aí, vamos ver o Bate Lata, vamos lá no Bate Lata, menino! Vou tirar você da rua, vai por você no Bate Lata. Desde forma, o inevitável acontece, a oficina, que era apenas de percussão de latas e tambores, a percussão reciclável, passa a ser o “Bate Lata”, oficialmente batizado pela comunidade.
Era uma novidade, crianças, jovens, fazendo um som totalmente novo, em latas que seriam de lixo, agora instrumentos, executando ritmos com eficiência, dedicação e boa instrução do percussionista Edi. Tudo bem feito, bonito, aplaudidos nos lugares por onde passaram, aproveitando o tempo vago para desenvolver habilidade e talento.
Se olharmos para os caminhos iremos perceber que antes de tudo, havia a necessidade da comunidade de adquirir cultura, ver e ser vista em seu fazer cultural, então o PROJETA, nasce com essa finalidade, mas do que garantir moradia, era garantir qualidade de vida, no esporte, lazer e na cultura.
Em suas batucadas, raízes e musicalidade, aquela, tão conhecida no mundo, a Afro, a brasileira, a afro-brasileira.
O Bate Lata trouxe as crianças, deste bairro de Diadema, o importante contato com a música, com arte, como sabemos este processo é irreversível, uma vez criador, sempre criador, disciplina, comportamento, postura, valores, história, são outros fatores transmitidos na oficina, que certamente a credenciaram, para saltar de oficina para um Ponto de Cultura e para dentro das ações do Ponto tornar-se um Grupo Cultural de fato.
Fazer com o que tem, este lema impulsionou toda ação, introduziu crianças e jovens na linguagem da música, mas, mais do que criar músicos, artistas ou estrelas, o objetivo e fazer destes batuqueiros, pessoas capazes, importantes a sociedade, por meio das batucadas, gerar transformação social, produzir, mais do que adultos disciplinados, mas cidadãos transformadores.
Ainda há um grande estrada a percorrer, atividades, aprendizado, shows, palestras, debates, enfim... está história está no começo e a meta é que não tenha fim. Que a primeira turma traga a próxima e por consequência a cultura vai irradiando sua energia por toda comunidade, cidade e quem sabe o que virá? Apresentamos o Bate Lata, o Ponto de Cultura Raiz Brasileira, fortalecendo raízes 2011!!

Convidamos a todos e todas, venham conhecer, assistir e se emocionar!

Ponto de Cultura Raiz Brasileira
Fortalecendo Raízes

Nenhum comentário:

Postar um comentário